terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Comunicado - Núcleo PSD Lavra


Comunicado – Núcleo do PSD de Lavra
O Núcleo do PSD de Lavra, congratula-se pelo facto de ser instalado na freguesia de Lavra uma superfície comercial de um grande grupo económico nacional. A implantação desta unidade vem certamente de encontro ao crescimento populacional da freguesia e ao papel que Lavra vem conquistando e afirmando-se como freguesia de referência no Concelho de Matosinhos.
Congratulámo-nos ainda porque tal instalação ajudará à fixação dos Lavrenses evitando que os mesmos recorram ao comércio de grandes superfícies em redor da freguesia que neste momento existe e que fruto da grave crise económica, do constante aumento dos combustíveis bem como das portagens das SCUT’s torna tal recurso demasiado oneroso.
Contudo, o núcleo do PSD de Lavra está ao mesmo tempo apreensivo e preocupado com a falta do acautelar de algumas garantias por parte do executivo da Câmara Municipal de Matosinhos que vemos benéficas para a população, a saber:

1.      Se esta unidade comercial, trará vantagens para Lavra em termos de contratação de recursos humanos oriundos dos residentes da freguesia, criando desta forma riqueza e melhores condições para os seus fregueses. Esperamos que aquando do licenciamento desta superfície tal situação tenha sido devidamente acautelada pelo executivo camarário;
2.      Que estudos foram realizados e que impacto tem a abertura desta unidade comercial no comércio tradicional existente em Lavra. Não pretendemos que esta unidade comercial reaja em contra ciclo, ou seja, em vez de criar riqueza para os fregueses, vise só o lucro e crie enormes constrangimentos ao comércio tradicional e às famílias que dele subsistem, que são bastantes em toda a freguesia;
3.      Qual o impacto que o acréscimo de trânsito derivada desta instalação vai causar nas estruturas viárias existentes, já de si insuficientes e de más condições para o actual tráfego. Qual são as soluções encontradas por parte do executivo camarário para evitar este constrangimento.

Em conclusão e para que fique bem claro, o Núcleo do PSD de Lavra congratula-se com esta unidade contudo quer acautelar os pontos acima referidos indo de encontro ao que o Sr. Presidente da Câmara de Matosinhos refere no Jornal de Matosinhos de 24 de Dezembro de 2010 e passamos a citar: “ …tentar ajudar todos aqueles que necessitam, mas também não esquecer que é preciso criar condições para fazer com que a actividade económica se desenvolva e possa criar postos de trabalho, de maneira a continuarmos a ter este registo de baixa do número de desempregados em Matosinhos”- certos que este pensamento do Sr. Presidente não se alterou, queremos que o executivo garanta de uma forma inequívoca, sem quaisquer demagogias, que exista criação efectiva de emprego por via deste projecto e que do mesmo não resulte pelo contrário, desemprego ao extinguir postos de trabalho decorrentes do encerramento de comércio tradicional, condenando dessa forma a subsistência de algumas família Lavrenses.
Pela Comissão Politica do Núcleo do PSD de Lavra
Lavra, 15 de Fevereiro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário